sábado, 25 de dezembro de 2010

Que todo dia seja Natal!

Existem certas datas que considero mágicas por nos tirar de nossas rotinas para vivermos como creio que deveríamos viver: com alegria, gratidão, luz, esperança, amor, união, paz, solidariedade e compaixão. E talvez o Natal seja a mais mágica de todas - seja por seus ritos, seus mitos, seus símbolos ou seu espírito.

Desde que as primeiras luzes de natal são acessas, um clima diferente já surge no ar...
Sinto isso ao passar, por exemplo, em frente ao Shopping Tijuca: meus olhos logo se elevam para admirar as luzes de Natal e me sinto desacelerando num profundo suspiro...

Cada sentimento ou pensamento tem sua expressão no corpo e cada expressão corporal também reflete em sentimentos e pensamentos. O simples ato de olhar para o alto ou de respirar de forma mais calma e profunda já provoca alterações na percepção, cognição e sentimentos.

Infelizmente, nas cidades olhamos pouco para o alto, talvez por quase não termos estrelas para admirar. Mal vemos um por do sol, o vôo dos pássaros, a dança das nuvens, as fases da lua, pois todos são escondidos pelos prédios ou ofuscados pelas luzes artificiais. E só nos resta os papéis de parede e os pisca-piscas para nos inspirar.

Logo, a função dos símbolos, dos mitos e dos ritos seria a de transmitir mensagens, mesmo que inconscientes, e de provocar sentimentos, pensamentos e ações. E que data além do Natal é mais rica em símbolos?

Entretanto, para uma criança, pouco importa saber seus significados! Basta sentir os cheiros, as cores, os brilhos, os gostos, os afeto! E ninguém melhor do que elas conseguem desfrutar a magia desta data, afinal não foi atribuído ao aniversariante o discurso de que delas é o reino dos céus? Talvez por serem baixinhas, são obrigadas a voltar o olhar mais para o alto...

Mas uma coisa é certa: a data é muito melhor na presença delas!

No Natal, portanto, viramos um pouco crianças, pois, independente dos porquês, estivemos reunidos com as pessoas amadas; por um mês nos confraternizamos com amigos e colegas de trabalho; presenteamos pessoas que sequer conhecíamos; e votos de paz, luz, amor, felicidade e prosperidade mentalizamos e verbalizamos.

Enfim, acredito que a magia da data está no seu poder de parar o mundo, unir pessoas e encher nossos corações de amor e compaixão. E não seria ótimo se vivêssemos assim todo o dia?

Sendo ex-aluna de colégio de freiras, neta e sobrinha de católicos, muito do que sou hoje, apesar de não me considerar católica, devo à minha educação cristã. Logo, espero que independente de suas crenças os sentimentos de amor e compaixão iluminem seus corações e suas mentes hoje e sempre.

Que seja Natal todo dia!

Ana Noel.

2 comentários:

  1. Muito bacana. Excelente texto. Concordo plenamente. Natal e Páscoa são as festas mais bacanas que existem.

    ResponderExcluir
  2. Natal foi um evento, mas a mensagem dele é pro ano todo, como o título do texto: "Que todo dia seja Natal"!

    ResponderExcluir