No último post, falei sobre uma das minhas datas mágicas. O Reveillon é outra. Sem cartolas, sem varinhas (desta vez com coelho), mas com muitos magos e bruxinhas vestidos de branco, azul ou dourado, cada qual com seu roll de feitiços. Independente do sexo, idade, classe social, nacionalidade ou religião! Ande pela areia de Copacabana e verá um festival de mandingas! E que atire a primeira pedra, quem nunca fez uma simpatia na virada! rsrs
Em dezembro, é sagrado: sempre reservo um momento para fazer um balanço do ano que passou! Peço um mini flash back e revejo as coisas boas e "ruins" que me ocorreram no ano; as metas alcançadas e as não alcançadas; os pontos fortes, os fracos; e os aprendizados que levo do ano que termina.
Faço isso para cada campo da minha vida: saúde, amizade, amor, família, trabalho, lazer, espiritualidade, recursos materiais etc. E então traço novas metas para o ano seguinte. Ah, tudo por escrito!
Isto funciona melhor que qualquer "mandinga", apesar de também fazer uso delas! rsrs
Algumas são culturais, como comer uva, a cor da roupa que uso, brindar e pular sete ondinhas. Já outras, intuitivas; algumas são fixas e outras mudam conforme o ano ou objetivos. Mas, no final das contas, tudo acaba é num samba do macaco louco!
No último dia do ano, sigo, geralmente, o seguinte ritual: reservo um momento para agradecer, depois para me purificar, depois para me energizar, depois para as minhas orações e por último, para confraternização. O tempo e a forma é que variam conforme as circunstâncias.
Supertição ou não, aposto que você não passa o Reveillon de preto! rsrs Na dúvida, é sempre melhor não arriscar, não é mesmo?! rsrs
E por falar em roupa, essa é outra mania que também faz parte do senso comum. Costumo usar roupas ou acessórios na cor que representa algum desejo para o ano que chega: rosa - amor, dourado - prosperidade, branco - paz, vermelho... well... hehe
Complicado é quando se quer muitas coisas pro mesmo ano! rsrs Ou você virá arco-íris, ou usa 10 calcinhas, uma pra cada cor! Acredite, conheço alguém que já fez isso! rsrs
Ah! Às vezes também me visto ou uso algum acessório da cor do Orixá regente do ano. Não "bato tambor", mas para começar o ano com pé direito, vale até oferecer palmas para Iemanjá!!! Acredite ou não, uma coisa é certa: pode até não reger o ano, mas quem rege a moda Reveillon 2011 é Oxum!
As vitrines estão cheias de roupas brancas e amarelas, não é a toa! rsrs
Outra mania sagrada: estar em contato com a natureza para terminar e começar bem o ano. De preferência no mar, para purificar e para recarrecar as energias com os bons fluidos dos quatro elementos.
Já percebeu que em geral temos a presença dos quatro elementos na virada? Fogo: fogos de artifício, luzes ou velas. Água: mar, cachoeira, piscina ou taça cheia. Terra: chão, castanhas, lentilha, uva. Ar: estar ao ar livre, estar no alto, incensos, abrir as janelas da casa para o ano novo entrar.
Acho que tudo já tentei isso tudo e algo a mais!!! rsrs Mas algo que me fascina é saber que, de geração em geração, fomos reproduzindo rituais tão antigos cuja origem nem conhecemos mais. Meus macaquinhos andam curiosos feito crianças na fase dos porquês...
Seja lá qual for sua receita, pelo menos temos todos uma coisa em comum: o pensamento.
O pensamento é a origem das ações, é o poder da criação. Será que existe algo no mundo que não tenha sido concebido em pensamento antes?
Logo, creio que as simpatias e magias servem para canalizar e sustentar o pensamento. Dependendo do seu poder de atenção, de concentração, são até dispensáveis.

Loka samasta sukhino bhavantu!
Om Shanti, Shanti, Shanti!