sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Soltando a Macaca

 Vocês já devem ter ouvido que para meditar é preciso "esvaziar" a mente. Para quem já se empenhou nesta difícil tarefa (difícil, mt difícil!!!), provavelmente percebeu uma multidão de pensamentos invadindo e bagunçando sua mente. A esta característica da mente humana, o budismo chama de "Mente do Macaco".
Se prestarmos atenção aos nossos pensamentos, podemos perceber como eles se assemelham a um bando de macacos loucos. E como os meus fazem fazem barulho! Tanto que, às vezes, chego ao ponto de não consiguir ouvir nem meus próprios pensamentos!
Resolvi criar este blog porque escrever sempre foi a forma que utilizei para disciplinar meus macaquinhos, ou seja, organizar meus pensamentos. Logo, escrevo para pensar melhor.
Além disso, acredito que conhecimento é algo que deva compartilhado e sinto, às vezes, que minha mente é uma biblioteca repleta de livros intocados... Creio já passou a hora de catalogá-los, organizá-los e disponibilizá-los aos interessados. Sei de pelo menos um senhorito na fila. ;)
A idéia é que seja mais um papo de bar, onde eu possa juntar meus amigos, inclusive os geograficamente distantes.
Contudo, registrar e tornar público meus pensamentos não era algo que eu imaginaria fazer há um tempo atrás!
Primeiro pelo receio de exposição exagerada, pois meus macacos são meio joselitos e não posso confiar muito neles! rsrs
Segundo pela minha própria forma de raciocínio: para cada idéia, há um advogado do diabo empenhado em derrubá-la e também, um cientista buscando sua comprovação. Logo, é possível que eu escreva algo e logo em seguida venha contradizer tudo! Ou não...
Enfim, este blog também é meu dever de casa terapêutico.
Desta vez, entretanto, sigo carreira solo e pretendo não escrever apenas sobre ecologia, mas sobre minha mente de macaco louco. Deixarei que cada macaco se apresente, mas já adianto que alguns são ecologistas, outros consumistas, outros budistas, outros hare krishnas, comunistas, anarquistas, existencialistas, turistas, gestaltistas, artistas, holistas, hedonistas, ...
Cuidado! A macacada está solta! Hehehe